sábado, 1 de setembro de 2012

Programa Fórum

Remição de pena: o que fazer para diminuir a reincidência criminal

Até dezembro de 2011, o Sistema Integrado de Informações Penitenciárias – Infopen – registrou uma população carcerária de mais de 514 mil presos. O que é possível fazer para que essas pessoas cumpram suas penas e não voltem a cometer crimes? No Fórum desta semana, você vai ver que a remição de pena pode ser uma das soluções para esse problema. Ao participar de atividades que visam à educação e à capacitação profissional, os encarcerados conseguem diminuir seu tempo dentro da cadeia e se preparar para voltarem ao convívio social.

“A gente sabe que o sistema penitenciário brasileiro adotou, além da punição, a vertente da ressocialização de presos. Então o preso que está encarcerado, ele quer sim participar de medidas de ressocialização. As atividades de trabalho e de estudo são bem vistas pela comunidade carcerária porque também diminui a tensão do sistema”, lembra o diretor do Sistema Penitenciário do Ministério da Justiça, Arcelino Vieira Damasceno.

Você vai conhecer um projeto de remição que incentiva a leitura. A ideia é que o preso possa ler mais, ocupando o tempo ocioso e adquirindo conhecimento. “Eu vejo a leitura como uma evolução e complementação das outras duas atividades, tanto o estudo como o trabalho. Se é dada ao preso a possibilidade de acumular os benefícios, ele poderia trabalhar, estudar e ler. Em um sistema em que a gente pensa que eles ficam 24 horas ociosos, com isso podemos suprir pelo menos 20 horas do dia dele”, explica Ticiano Figueiredo, advogado criminalista.

Tudo isso e muito mais você vê no programa Fórum que vai ao ar nesta semana. Também é possível assistir ao programa pela internet. O endereço eletrônico é www.tvjustica.jus.br.

Sugestões, dúvidas e perguntas podem ser encaminhadas para o e-mail forum@stf.jus.br.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares