sábado, 22 de setembro de 2012

Programa Fórum

Evolução das eleições e Lei da Ficha Limpa estão no programa Fórum

As eleições no Brasil acontecem de quatro em quatro anos, mas a Justiça Eleitoral trabalha constantemente, mesmo quando não ocorre o pleito. No Fórum desta semana o ministro do Tribunal Superior Eleitoral Arnaldo Versiani fala sobre a rapidez da apuração, o que é possibilitado pelo uso da urna eletrônica. “Hoje, em um universo de quase 140 milhões de eleitores, nós temos um processo de votação como o de 2010: uma apuração em termos presidenciais feita entre três horas, quatro horas”, lembra. O ministro fala também sobre as resoluções do TSE que norteiam o processo eleitoral. “É um processo que parece que se torna repetitivo, mas há a percepção de tornar as resoluções cada vez mais objetivas para que menos complicações surjam”.

O Fórum recebe também o especialista em Direito Eleitoral Flávio Britto. Ele lembra que a eleição de 2012 será a primeira com a aplicação da Lei da Ficha Limpa. “A lei é muito ampla e muito nova. São muitos detalhes pequenos em que tanto o TSE como o STF terão que se debruçar”, explica.

A obrigatoriedade do voto, a unificação das eleições presidenciais e municipais e o voto facultativo. Tudo isso e muito mais está no Fórum desta semana.

Sugestões, dúvidas e perguntas podem ser encaminhadas para o e-mail forum@stf.jus.br.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares