sábado, 6 de outubro de 2012

Meio Ambiente por Inteiro

Produção e mercado de carnes é tema do Meio Ambiente por Inteiro

Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil está entre os maiores exportadores de carne bovina, com 1 milhão e 300 mil toneladas exportadas só em 2011. O país também possui o segundo maior rebanho, com 200 milhões de cabeças de gado. O clima tropical e a extensão territorial contribuem para esse resultado, já que permitem a criação da maioria do gado em pastagens. Para falar sobre produção e mercado de carne bovina no Brasil, o programa Meio Ambiente por Inteiro recebe o diretor do Departamento de Assuntos Comerciais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Benedito Rosa, e o diretor de Carnes do Sindicato de Gêneros Alimentícios do DF, Raimundo Nonato Figueiredo.

Durante o programa, os convidados destacam quais são os cuidados na hora de comprar carne. Os especialistas recomendam que os consumidores procurem centros comercias refrigerados e evitem lugares onde a carne fique exposta. Para garantir a qualidade da carne produzida no país, o diretor do Departamento de Assuntos Comerciais do Ministério da Agricultura explica que a fiscalização nos locais que comercializam o produto são frequentes e diz  quais são os órgãos responsáveis pelas inspeções: “a legislação vigente estabelece que quando o animal é abatido e comercializado apenas em nível de município, a responsabilidade pela inspeção é municipal.

Quando há um comércio entre municípios dentro do mesmo estado, a responsabilidade é da Secretaria de Agricultura do Estado e quando essa comercialização envolve mais de um estado, a responsabilidade é do Governo federal”.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares