quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Programa Artigo 5º

Programa Artigo 5º discute o processo de adoção no Brasil


A TV Justiça transmite nesta quarta-feira, às 21 horas, o programa Artigo 5º. O programa aborda os direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, previstos na Constituição Federal. O tema desta semana é “O Processo de Adoção no Brasil”. Em todo país, milhares de crianças e adolescentes, que vivem em abrigos, sonham com o aconchego de um lar e uma família.

Os convidados do programa são: a diretora jurídica da ONG Aconchego Fabiana Gadelha e o psicólogo e supervisor de adoção da 1ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal Walter Gomes de Sousa.

Fabiana Gadelha explica que, crianças e adolescentes em instituições de acolhimento, tem a necessidade de serem orientadas para uma vida independente após os 18 anos. “Mas dificilmente isso é feito. O adolescente, ao completar 18 anos, é praticamente obrigado a sair da instituição que o acolheu por anos. Muitos não têm outro recurso senão voltar para família que o abandonou”, revela.

Segundo o psicólogo Walter Gomes de Sousa, a 1ª Vara da Infância e da Juventude do DF cobra das instituições que acolhem o menor abandonado, o mínimo necessário, para que a autonomia de vida dessas crianças seja garantida antes dos 18 anos. “Na impossibilidade desse cidadão não vir a ser adotado, que ele seja minimamente profissionalizado, nessas instituições de abrigo”, defende.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares