sábado, 17 de novembro de 2012

Meio Ambiente por Inteiro

Meio Ambiente por Inteiro aborda os problemas causados pelas fortes chuvas

Todos os anos a mesma coisa se repete: na época das chuvas, muitos estados sofrem com os alagamentos, enchentes e desabamentos. Pessoas morrem soterradas e famílias perdem suas casas. Mas o que causa esses desastres e como eles podem ser evitados? Para falar sobre o assunto, o programa Meio Ambiente por Inteiro recebe a integrante da comissão de Direito Ambiental da OAB-DF, Ludmyla Castro e Moura, e a professora do departamento de Geografia da Universidade de Brasília (UnB), Ercília Torres.

Dentre os alertas feitos, as convidadas destacam a importância da retirada de famílias que vivem em áreas de risco e a possibilidade de prever esse tipo de desastre ambiental a partir de estudos climáticos. Além disso, é fundamental intensificar a abrangência de programas governamentais que visem informar a população sobre os riscos das fortes chuvas. A professora de geografia Ercília Torres explica também a diferença entre enchente e inundação: “Muita gente acha que é a mesma coisa, e na verdade não é.

A enchente é o aumento natural da vazão de um rio, porque na hora que chove, a água escoa superficialmente e vai ser depositada na parte mais rebaixada do terreno, que é o rio. Só que acontece que a gente pode ter enchentes mais graves e aí se essa enchente mais grave ultrapassar um determinado limite e atingir áreas que deveriam ser protegidas ou áreas onde a gente tem construções, aí sim, a gente vai chamar isso de inundação”, explica.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares