domingo, 11 de novembro de 2012

Programa Academia

Academia busca entendimentos na Jusfilosofia


A dissertação “Abordagem jusfilosófica das relações de dominação institucionalizada e das possibilidades de sua superação” do mestre em direito, Zuenir de Oliveira Neves, é debatida no programa Academia desta semana. O estudo foi apresentado ao programa de pós-graduação em direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), como requisito parcial para obtenção do título de mestre em direito.

Sob as perspectivas filosóficas de Adorno, Habermas, Foucault, e Honneth, o trabalho explora a institucionalização política de crises éticas por meio do direito.”Uma das conclusões aponta que, apesar de os diálogos direcionados ao consenso e os conflitos por reconhecimento visarem à emancipação dos seres humanos, estes são fortemente prejudicados pelo individualismo e pelo egoísmo”, explicou Neves.

Para discutir os principais pontos da dissertação, o jornalista e apresentador Rimack Souto recebe o doutor em direito pela Universidade de Brasília (UnB) e professor de ciência política na mesma instituição, Alexandre Araújo Costa, e Enzo Bello, doutor em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor do curso de mestrado em direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Participe do programa enviando seu currículo e trabalho sobre alguma questão do direito para o e-mail academia@stf.jus.br

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares