sábado, 17 de novembro de 2012

Programa Fórum

Legalização de estrangeiros é o tema do Fórum


Eles chegam ao Brasil em busca de novas oportunidades. Alguns optam por entrar no país sem documentos ou visto. Como o Brasil tem lidado com essa situação e quais são as principais ações relacionadas à legalização de estrangeiros são os temas do programa Fórum desta semana. “O Brasil assumiu uma característica nova no mundo das relações internacionais. Saímos da situação de um polo de envio e nos tornamos receptores. Recebemos pessoas de dois tipos: os que vêm documentados, como trabalhadores e os que fogem da miséria, da falta de esperança e buscam uma nova vida. A sociedade e o governo precisam refletir sobre esse processo”, explica o professor de relações internacionais Creomar de Souza, entrevistado do programa.

Você vai conhecer os diferentes processos de legalização pelos quais passam os estrangeiros.  No caso dos países integrantes do Mercosul, o trâmite é diferenciado, como explica o secretário Nacional de Justiça e convidado do programa, Paulo Abrão: “De algum modo, [nossos vizinhos] são beneficiados pelo Acordo de Residência do Mercosul que foi ampliado também para os países associados. O que vejo de mais importante é hoje discutirmos a possibilidade de alinhar a legislação, o nosso marco regulatório à nova realidade”.

Nesta edição do Fórum, você vai entender também como funcionam os meios usados pelo país para legalizar os estrangeiros, como o Brasil recebe essas pessoas e as vantagens da legalização. Tudo isso e muito mais na edição desta semana. Não perca!

Sugestões, dúvidas e perguntas podem ser encaminhadas para o e-mail forum@stf.jus.br

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares