sábado, 10 de novembro de 2012

Repórter Justiça

Regras para a boa convivência
Com a evolução da sociedade e o aumento populacional, muitas pessoas optam por compartilhar o espaço habitacional ao morar em condomínios. Quem escolhe esse tipo de moradia deve seguir regras, criadas para administrar o cotidiano de pessoas diversas em um espaço comum, diminuir os conflitos e melhorar a qualidade de vida de todos. “Condomínio é a co-propriedade de algum bem por mais de uma pessoa, pode ser desde um edifício, onde tenha várias unidades residenciais ou comerciais, ou um condomínio horizontal que tenha diversas casas ou ainda uma co-propriedade num imóvel sem nenhum tipo de construção”, explica o advogado Tarley Marques da Silva.

No entanto, quando o bom senso e o diálogo não são suficientes é preciso recorrer ao Judiciário. As normas para condomínios no Brasil estão na Lei 4.591/1964 enquanto o Código Civil, de 2002, também traz alguns artigos. Regras básicas que darão origem às discussões apresentadas no Repórter Justiça desta semana.

Uma peça chave deste ambiente é o síndico, personagem que desenvolve um trabalho bastante complicado e para o qual já existem até cursos. “Essa figura não pode mais ser uma figura apenas decorativa. As pessoas percebem que não há lugar mais pra esse síndico leigo ou de horas vagas, precisam-se de gestores, pessoas qualificadas que entendem o que elas estão fazendo,” defende Landejaine Maccori, coordenadora de um curso superior que visa formar síndicos, em Brasília.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares