sábado, 17 de novembro de 2012

Repórter Justiça

Repórter Justiça Cultura para todos´

No Brasil, os direitos de acesso à produção cultural e aos seus resultados sociais estão garantidos pela Constituição Federal. O programa Repórter Justiça desta semana aborda as maneiras como os brasileiros se expressam, incentivam e difundem as manifestações culturais, tão presentes no nosso cotidiano.

Mas afinal, o que é cultura? Os conceitos variam e são bem abrangentes, como explica a professora de comunicação da Universidade de Brasília (UnB), Tânia Montoro: “são todas as práticas da relação do homem com a natureza e na relação do homem com os outros homens. Então, estas práticas quando eu estou conversando com você eu também estou fazendo cultura, eu também estou vivenciando cultura”.

O programa mostra ainda exemplos de atividades que, além de servir como entretenimento e diversão, ajudam a manter a identidade do país. O Boi do seu Teodoro, por exemplo, traz à Brasília um pouco de uma festa típica do Maranhão. Confira também algumas iniciativas que surgem dentro de pequenas comunidades e atividades que estimulam jovens a se expressarem por meio da arte e do esporte. “É interessante porque você fica conhecendo outras culturas. Porque dançar é cultura, é sabedoria, é estudo”, reconhece Samuel Barbosa, instrutor de dança.

Você também vai conhecer alguns mecanismos criados para incentivar produtores, como a Lei Rouanet, além de políticas que buscam ampliar o público das obras culturais.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/


Nenhum comentário:

Postagens populares