sábado, 28 de julho de 2012

Meio Ambiente por Inteiro

Meio Ambiente por Inteiro: Zoológicos

Os zoológicos eram conhecidos como locais para a exibição de animais exóticos, mas, nas últimas décadas, deixaram de ser apenas locais de diversão para se tornarem centros de educação ambiental e pesquisa.

Atualmente, eles também são conhecidos e respeitados por seu papel na conservação de muitas espécies, principalmente daquelas ameaçadas de extinção.

Para falar sobre o trabalho desenvolvido nos zoológicos e a regras para a sua criação, o programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana recebe a coordenadora de Fauna Silvestre da diretoria de Biodiversidades e Florestas do IBAMA, Maria Izabel Soares e a gerente de políticas públicas e relações externas da WSPA Brasil, Analuce Freitas.

A representante do IBAMA, Maria Izabel Soares explica qual é a função do zoológico: "Desde a instrução normativa nº 4 de 2002 do IBAMA, a gente sempre recomenda fortemente que o zoológico faça a educação ambiental. E é uma fonte de conhecimento muito grande pra todo mundo, não só para quem está visitando, para toda a sociedade, mas para os próprios cientistas que trabalham com o meio ambiente", ressaltou.

Na hora da visitação, o público deve ficar atento às placas com orientações instaladas no local. É proibido jogar alimentos para os animais e ultrapassar as grades de proteção. Medidas que tomadas para que os animais sejam preservados e para evitar acidentes.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Programa Fórum

Tráfico internacional de pessoas é tema do Fórum

Um drama que pode começar com a necessidade de melhorar as condições de vida e o desejo de viver uma experiência fora do país. O tráfico internacional de pessoas faz milhões de vítimas em todo o mundo. As pessoas que sofrem esse tipo de crime, às vezes, não percebem a armadilha dos aliciadores. São exploradas sexualmente e acabam caindo no trabalho escravo. Há também casos de tráfico de órgãos para transplante e adoção ilegal.

O Fórum desta semana discute todos os lados dessa questão. Participam do programa Maria Lúcia Leal, professora da Universidade de Brasília (UnB), e Fernanda dos Anjos, diretora do departamento de Justiça do Ministério da Justiça.

De acordo com Fernanda dos Anjos, o Brasil precisa ser compreendido numa dinâmica, não só de país de origem, mas também como país de destino de vítimas de tráfico e de trânsito, sem contar a dimensão do tráfico interno humano. "É muito importante alertar a população brasileira sobre esses mecanismos de aliciamento para que a sociedade esteja atenta, sobre os riscos desse tipo de crime", complementa.

A professora da UnB faz outro alerta: "Nós temos que compreender o tráfico de pessoas, a partir de uma análise de conjuntura profunda da sociedade. As várias crises cíclicas do capital levam efetivamente a vulnerabilização das relações de trabalho, seja de homens, mulheres. Outros fenômenos vão aparecendo e traduzindo isso de forma bastante violenta para as pessoas", ressalta Maria Lúcia Leal.

Também é possível assistir o programa pela internet. O endereço eletrônico é www.youtube.com/forumjus. Sugestões, dúvidas e perguntas podem ser encaminhadas para o e-mail forum@stf.jus.br.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Repórter Justiça

Repórter Justiça: Comunicação e democracia

A comunicação está presente em cada minuto do nosso dia. Seja em um gesto ou um bate-papo, o ser humano tem a necessidade de se expressar. No Repórter Justiça desta semana vamos mostrar a importância da comunicação para a sociedade e para o fortalecimento da democracia. "Se atentarmos bem para o texto normativo da Constituição que o valor dos valores, o principio dos princípios, a menina dos olhos da Constituição é a democracia", lembra o presidente do Supremo Tribunal Federal Ministro Ayres Britto.

Você vai ver que se por um lado a liberdade de expressão fortalece o Estado democrático, ela pode também ser uma arma de controle da sociedade. "Regimes autoritários têm no controle da informação um instrumento, um recurso de poder. Nós temos isso como uma característica bastante presente de países que estão sob regimes autoritários", explica o professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília Alcides Vaz.

A responsabilidade de quem tem a comunicação como trabalho. Os crimes cometidos pela internet e as penalidades previstas na legislação brasileira para quem não respeita o direito à intimidade, também são destaques do Repórter Justiça.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Program Artigo 5°

Program Artigo 5° - Inqueritômetro



A Constituição diz que todos são iguais perante a lei e garante a inviolabilidade do direito à vida. Mas o que acontece quando este direito não é respeitado?

O Artigo 5º desta semana vai falar sobre o inqueritômetro, uma força tarefa do Ministério Público, da justiça e da polícia, que tem ajudado a agilizar as investigações de homicídios.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

domingo, 22 de julho de 2012

Programa Refrão

O samba de Kris Maciel está no Refrão desta semana

O Refrão desta semana recebe a cantora Kris Maciel. Com mais de dez anos de trajetória artística, ela participa com frequência de projetos que valorizam a música brasileira. Em 2011, a artista lançou o primeiro álbum da carreira, intitulado Sou o Samba. "Estamos trabalhando muito o novo álbum, tocando as músicas nas rádios da capital federal e em outros estados. A meta agora é divulgar o meu trabalho na Europa", conta a artista, filha de cariocas influenciada pelo samba desde pequena.

E no quadro Pauta Musical, a sociolinguista da Universidade de Brasília Cibele Brandão analisa a canção Linguagem do Morro, composição de Padeirinho e Ferreira Santos. "Essa linguagem constitui uma forma de identidade para uma comunidade específica. Ela passa a refletir valores, atitudes e a visão de mundo desse grupo. A linguagem reflete o molejo e a astúcia do carioca", explica a professora.

Refrão, um jeito diferente de escutar música! Você não pode perder!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Programa Academia

Academia debate a boa fé objetiva

O estudo da boa fé objetiva e suas aplicações no direito do Consumidor é o tema do programa Academia desta semana. O trabalho chamado "Do princípio da boa fé objetiva nos contratos de consumo", no formato de dissertação, foi apresentado por Diógenes Carvalho ao programa de pós-graduação da Universidade de Franca, São Paulo. A tese é requisito parcial para obtenção do título de mestre em Direito das Relações Econômico-Empresariais.

"O contato social confere uma nova visão do vínculo obrigacional, a partir do ponto de vista sociológico. Nessa linha, desenvolveu-se considerável doutrina a preconizar a existência do princípio geral da boa fé objetiva para todas as relações jurídicas", explica o mestre. Para debater essa dissertação, o jornalista Rimack Souto recebe o juiz Hector Valverde, doutor em Direito pela PUC de São Paulo, e a mestre em Sociologia Carla Ribeiro.

Academia é interativo e busca a participação de todo cidadão envolvido nas questões do Direito. Para participar, envie currículo com o título do trabalho para o e-mail academia@stf.jus.br.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Postagens populares