domingo, 20 de janeiro de 2013

Academia

Direitos humanos e multiculturalismo em debate no Academia

O programa Academia desta semana debate sobre “Direitos Humanos e Multiculturalismo: olhar metajurídico sobre as relações entre os indivíduos, as coletividades e os estados”. O estudo, no formato de dissertação, foi apresentado como requisito obrigatório para a obtenção do grau de mestre em direito do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) por Patrícia Pires Badke.

Segundo a mestre, um dos objetos do estudo foi promover uma reflexão sobre a aceitação dos direitos humanos em uma realidade multicultural. O trabalho questiona a possibilidade de aceitar os direitos humanos como universal levando em conta as diferenças culturais e as diversas tradições existentes. “Por meio de uma pesquisa teórica, com investigação bibliográfica acerca do tema e análise de casos no âmbito nacional e internacional, discuti principalmente a hipótese de a pesquisa estar fundamentada no discurso entre universalismo e relativismo dos direitos humanos”, destaca.

O programa recebe o antropólogo José Zuchiwschi e o professor de teoria e filosofia do direito e Guilherme Scotti, ambos da Universidade de Brasília (UnB).

O programa é interativo e busca a participação de todo cidadão envolvido nas questões do direito. Para participar, envie currículo e o arquivo eletrônico do trabalho para o e-mail academia@stf.jus.br

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares