domingo, 27 de janeiro de 2013

Academia

Cidadania dos povos latinos está em debate no programa Academia

O programa Academia debate ”A Cidadania no Constitucionalismo Latino-Americano”, estudo de Enzo Bello, doutor em direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em ciências jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Ele traça uma análise detalhada e aponta a trajetória da cidadania e sua materialização em termos de políticas sociais, conjuntura política e social contemporânea, no contexto dos povos latinos.

Ao comentar sobre o conceito de cidadania na constituição boliviana, Enzo Bello frisa que “apesar de possuir relevantes reservas de recursos naturais e culturais, a Bolívia é um dos países mais pobres da América Latina, apresentando índices de miserabilidade inaceitáveis em pleno século XXI, e manteve uma estrutura que alijou do acesso à representação política cerca de dois terços da sua população, constituídos por povos originários. Após décadas de exploração das classes baixas pelos governos das elites senhoriais e militares, o neoliberalismo aportou no país, tendo o governo adotado diversas políticas desestatizantes e privatizantes, principalmente de recursos naturais, possibilitando a entrada de empresas transnacionais e excluindo parcela relevante da população do acesso aos serviços públicos mais elementares”, explica ele.

O programa também conta com a participação do professor adjunto da Universidade de Brasília (UnB) Alexandre Bernardino, também doutor em direito constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O programa busca a participação de todo cidadão envolvido nas questões do direito. Para participar, envie currículo e o arquivo eletrônico do seu trabalho para o e-mail academia@stf.jus.br

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares