sábado, 19 de janeiro de 2013

Repórter Justiça

Sol na dose certa: o que fazer para evitar câncer de pele

O sol é responsável por cerca de 90% da obtenção de vitamina D pelo corpo. Alimentos como gema de ovo, salmão e atum respondem pelos outros 10%. Em média, bastam de 15 a 20 minutos antes das 10 horas da manhã e, no mínimo, três vezes por semana sob os raios solares. É fundamental para a saúde, mas qual a dose certa? O Repórter Justiça desta semana mostra que, embora a exposição solar traga benefícios para o corpo, tem que ser feita com cuidado. É importante “ficar de olho” nas características de cada pessoa. Tem gente que é mais sensível aos efeitos do sol. É o caso dos albinos que, pela falta de melanina, têm maior chance de queimaduras, envelhecimento precoce e surgimento de tumores malignos.

Você vai saber como se proteger dos efeitos nocivos do sol. Pesquisa recente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), realizada com quase 32 mil pessoas, 20 mil delas mulheres, aponta que, do total, 61,76% admitiram tomar sol sem nenhuma proteção e, 12,51% foram diagnosticadas com câncer de pele.

O câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para este ano é de seis mil casos novos. A boa notícia? Há recursos avançados para diagnosticar e tratar a doença. E onde buscar esse tratamento? O Estado e os planos de saúde são obrigados a oferecer atendimento ao paciente.

“Se a pessoa se sentir prejudicada no atendimento, pode recorrer ao poder Judiciário. Ela pode buscar a Defensoria Pública se não tiver condições financeiras, ou contratar um profissional advogado para que ingresse com uma ação”, esclarece o advogado Luiz Fernando Moreira. Não perca!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares