sábado, 2 de fevereiro de 2013

Fórum

Monitoramento dos estudantes dentro das escolas

Notícias de violência dentro das escolas são cada vez mais comuns. Estudantes que agridem professores ou são agredidos por eles. Alunos que praticam furtos, bullying ou fogem das escolas. Para tentar resolver problemas como esses, algumas instituições de ensino encontraram uma alternativa: o uso de equipamentos eletrônicos, como chips e câmeras para monitorar os estudantes. Mas a medida ajuda mesmo na segurança dos alunos? O uso desses equipamentos pode significar a violação de direitos? O Fórum desta semana discute o monitoramento escolar. O programa recebe o professor da Universidade de Brasília (UnB) pós-doutorado em tecnologia na educação Gilberto Lacerda Santos e o advogado civil Hugo Almeida.

Para o advogado Hugo Almeida, os problemas que podem surgir com o uso dessas novas tecnologias devem ser analisados caso a caso. “A criança tem direito à privacidade dela, a intimidade dela tem que ser preservada, mas ao mesmo tempo, o pai tem o dever de zelar pela presença dela na escola. Então, aí começa a entrar em conflito alguns direitos,” afirma Hugo Almeida, que destaca que o objetivo não é que elas sejam vigiadas, mas que elas sejam protegidas.

O professor Gilberto Lacerda Santos acredita que a inclusão desse tipo de equipamento só deve ser feita depois de um diálogo amplo. “Isso deve ser fruto de um pacto entre todos os atores envolvidos, eles têm que estar conscientes do que é, para que serve, e concordar com o uso dos equipamentos, inclusive as crianças. Se todos estiverem de acordo com relação aos objetivos, então, tudo pode funcionar,” avalia Gilberto.

Sugestões e dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail forum@stf.jus.br

Não perca!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/


Nenhum comentário:

Postagens populares