sábado, 23 de fevereiro de 2013

Meio Ambiente por Inteiro

Meio Ambiente por Inteiro fala sobre a importância e função dos insetos


Entomologia é a ciência que se dedica ao estudo dos insetos, a maior classe do reino animal. Estima-se que existam de cinco a dez milhões de espécies diferentes de insetos, destas, quase um milhão já foi catalogada. Para falar sobre os insetos, o programa Meio Ambiente por Inteiro dessa semana recebe o professor de entomologia e parasitologia da Universidade de Brasília (UnB) José Roberto Pujol e Edison Sujii - pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Os insetos podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas do planeta, mas a convivência entre os homens e os insetos nunca foi tranquila. Pragas agrícolas podem destruir colheitas inteiras e muitas espécies são transmissoras de doenças, como a dengue, a leishmaniose e a doença de chagas. Mesmo assim, não há como deixar de admitir que os insetos são essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas, onde exercem funções indispensáveis, como a polinização das plantas.

Encontrada em qualquer jardim, encantadora com suas bolinhas, as joaninhas talvez sejam o besouro mais conhecido no Brasil. Elas são um exemplo de inseto benéfico, pois protegem as plantações ao se alimentarem de outras pragas, como a mosca branca e o pulgão. O programa vai mostrar que esses bichinhos são estudados desde o estágio da larva até a fase adulta em um laboratório da Embrapa.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares