domingo, 10 de março de 2013

Academia

Cotas raciais em pauta no programa Academia

O programa Academia recebe o mestre em direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, a UENP, Marcos Antônio da Silva. Ele apresenta a dissertação “Igualdade, justiça e democracia: os aspectos deontológicos das ações afirmativas no sistema constitucional brasileiro”, que aborda a criação das cotas raciais para o ingresso nas instituições de ensino superior. “Em resumo, o trabalho tem três abordagens: a teoria da Justiça aplicada às ações afirmativas; a evolução da igualdade no papel do Estado e a legitimidade democrática”, explica.

O mestre em direito e desenvolvimento pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Handemba Mutana afirma que a avaliação das cotas raciais deve ir além e pode contemplar diferentes aspectos. “Em cada estado as universidades vão adotar uma metodologia para avaliar a adoção das cotas. Mas tendo em vista que é algo transitório, é necessário fazer avaliações regulares para saber como a política de cotas está sendo implantada. É importante saber o impacto social”, ressalta.

Já para a advogada e professora de processo civil Renata Vilas-Bôas, que também participa do debate, é preciso levar em conta a estrutura do ensino médio. “Temos que lembrar que eles estão saindo do ensino médio. Esse ingresso, em alguns estados, será diferenciado conforme o ensino médio faz a inclusão. Sejam brancos ou negros, temos uma evasão escolar muito grande no país”.

Para participar, envie currículo com o título do seu trabalho para o e-mail academia@stf.jus.br

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br

Nenhum comentário:

Postagens populares