sábado, 6 de abril de 2013

Meio Ambiente por Inteiro

Meio Ambiente por Inteiro fala sobre animais em extinção

O poder público tem o dever constitucional de proteger a fauna e a flora, além das práticas que colocam em risco a função ecológica e extinção das espécies ou que submetam os animais à crueldade. Quem pratica abuso, maus tratos, fere ou mutila animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, comete crime previsto em lei federal, assim como as pessoas que sabiam do ato e deixaram de impedir a conduta criminosa. Mas, mesmo com a previsão constitucional, muitas espécies aqui no Brasil correm o risco de desaparecer.

Para falar sobre animais em extinção, o programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana recebe o analista ambiental do Instituto Brasília Ambiental - IBRAM Almir Picanço de Figueiredo, e o professor de Medicina Veterinária de Animais Silvestres e de laboratório da Universidade de Brasília Rafael Veríssimo Monteiro.

De acordo com o analista ambiental do Instituto Brasília Ambiental - IBRAM, são vários os fatores que levam um animal a aparecer na lista de ameaçados de extinção, como a quantidade de representantes da espécie no meio ambiente, a distribuição geográfica e a redução da população nos últimos dez anos. O IBRAM elaborou uma lista com vários animais ameaçados no Distrito Federal e em Goiás. Tamanduá-bandeira, onça pintada, lobo guará, jaguatirica e a anta são alguns deles. Especialistas afirmam que, para essas espécies não desaparecem de vez no meio ambiente, o melhor caminho é a reprodução.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares