sábado, 20 de abril de 2013

Meio Ambiente por Inteiro

Meio Ambiente por Inteiro fala sobre bichos peçonhentos e cuidados para evitar acidentes

Escorpiões são os animais peçonhentos mais encontrados no meio urbano e podem viver meses sem o seu principal alimento: as baratas! Temidos pelo homem, os animais peçonhentos são capazes de injetar em suas presas uma substância tóxica, por onde passa o veneno. Isso nada mais é do que um mecanismo de caça e defesa. Mas como os animais peçonhentos estão presentes tanto em ambientes rurais como em urbanos, todo cuidado é pouco! Segundo estudiosos, geralmente a maior parte dos acidentes ocorre por descuido ou imprudência humana. Algumas atitudes do dia a dia aumentam a incidência desse tipo de bicho, fazendo com que se eles se tornem responsáveis por inúmeros acidentes domésticos, em muitas regiões do Brasil. Para falar sobre os animais peçonhentos, o programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana recebe o capitão da Polícia Ambiental do Distrito Federal (DF) Souza Júnior e a professora do Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade de Brasília (UnB) Elisabeth Nogueira Schwartz.

A aranha caranguejeira é um dos bichos peçonhentos mais temidos pela população. Mas se engana quem pensa que o animal é perigoso. Da espécie, é uma das mais mansas e só ataca se for ameaçada. As cobras também representam um risco para o ser humano. Os acidentes com a cascavel são comuns e ela é a cobra que mais mata no Brasil. Mas o bicho peçonhento mais encontrado no meio urbano é o escorpião amarelo, que pode provocar a morte de crianças e idosos com sua picada. Esse tipo de bicho é difícil de ser exterminado porque ele é muito resistente. Os escorpiões podem ficar sem alimento por meses, consumindo apenas água para sobreviver.

Especialistas alertam que onde há baratas, há escorpiões, e onde há ratos, pode haver cobras. E caso alguém encontre algum animal peçonhento em casa, não deve tentar matá-lo, sob risco de um possível ataque. O ideal é isolar o bicho em algum local e chamar a polícia ou o corpo de bombeiros.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares