sábado, 4 de maio de 2013

Repórter Justiça

Repórter Justiça - A Violência no Brasil

O Brasil tem o maior número de homicídios por armas de fogo do mundo. Está à frente de países como México, Colômbia e Estados Unidos. A informação foi divulgada no Mapa da Violência 2013 que vem sendo publicado, desde 1998, pelo sociólogo Julio Jacobo, coordenador da área de Estudos sobre Violência da FLACSO, Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e pesquisador do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos. No Repórter Justiça desta semana você vai conhecer mais dados sobre esse raio X feito no país e saber o que pensam especialistas e autoridades sobre as causas desse problema.

O levantamento realizado por Julio Jacobo aponta uma taxa de 27,4 homicídios para cada 100 mil habitantes. Sabe o que isso significa? “Isso é uma cifra impressionantemente alta porque é três vezes o que os especialistas de diversos organismos chamam de nível epidêmico de violência homicida, que são 10 homicídios para cada 100 mil habitantes”, afirma o pesquisador.

No Código Penal, o homicídio é classificado como simples, qualificado ou culposo. No primeiro caso, a pena é de 6 a 20 anos de prisão. No segundo, de 12 a 30 anos na cadeia. Já no caso do homicídio culposo, a pena pode ser de 1 a 3 anos de reclusão podendo ser aumentada de um terço, por exemplo, se a vítima tiver menos de 14 anos ou mais de 60 anos de idade.

O programa mostra que a criminalidade e a violência afetam a população independentemente da raça, do sexo. Como enfrentar essa realidade? Desarmar a população pode ajudar? E quais as políticas de prevenção? O que fazer para aumentar a segurança? As respostas para essas perguntas envolvem a sociedade e todas as formas de poder. 

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares