sábado, 27 de julho de 2013

Repórter Justiça

Ciganos: uma história de magia e preconceito

O Repórter Justiça desta semana conta a história dos ciganos, um povo que saiu da Índia migrou para a Europa e foi expulso de lá. Muitos deles acabaram em terras indígenas e se espalharam pelo Brasil. Atualmente, mais de 800 mil vivem em acampamentos no país, a maioria na Bahia (BA), Minas Gerais (MG) e Goiás (GO).

O programa mostra curiosidades sobre as comunidades ciganas. Uma delas está relacionada ao casamento, que ocorre ainda na adolescência. A união é realizada entre pessoas da família, principalmente primos. A tradição mostra ainda que o grupo tem dialeto próprio e não deixa herança. Quando um parente morre eles deixam o acampamento para evitar as lembranças do ente querido.

Ao lado da cultura singular, está o preconceito. Você vai conferir que essas pessoas enfrentam discriminação. Os dados apontam que a grande maioria é analfabeta, principalmente, porque evita frequentar as escolas tradicionais por conta do preconceito por parte de diretores, professores e dos próprios alunos. “O que o governo deveria fazer é olhar para esse tipo de cultura, analisar que é uma cultura tradicional e não interferir ou impor algo, e sim se adaptar àquilo”, destaca Rodrigo Barbosa, advogado da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Distrito Federal (OAB/DF).

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares