sábado, 31 de agosto de 2013

Repórter Justiça

Educar: um desafio além da sala de aula!


Construtivismo, sociointeracionismo e teorias pedagógicas transformam o jeito convencional de educar crianças e adolescentes. A maioria das escolas ainda prefere a forma tradicional: livros, dever de casa e uniforme, mas essa realidade vem mudando.

O programa Repórter Justiça desta semana mostra para você a pedagogia moderna no Brasil. Escolas aplicam teorias que mudam o jeito de ensinar e de aprender. Algumas constroem o conhecimento a partir da experiência dos estudantes, e há também a escola que tenta resgatar os valores do passado. Lá não é preciso nem usar uniforme. “O importante nesse período é a formação da personalidade, é fundamental que a criança tenha espaço para se conhecer e lidar com outras crianças”, afirma o pai e servidor público André Viana, que matriculou os dois filhos em uma escola alternativa.

Há pais que não acreditam em nenhum desses métodos e ensinam de um jeito próprio. Eles formam a chamada educação domiciliar ou homeschool. Diferentemente de outros 60 países pelo mundo, no Brasil esse ensino ainda não é regularizado. O que diz a lei sobre o homeschool? Nossa equipe visitou uma família que ensinou os dez filhos em casa e um deles já até passou no vestibular. “Mesmo enfrentando percalços com a questão da Justiça e tendo que mudar de país - enfrentamos várias mudanças -, o homeschool ainda é a melhor opção. Eu comparo com as crianças que frequentam minha casa e há pessoas que tem 12, 13 anos e mal conseguem ler”, diz essa mãe e professora, Darcília dos Reis Bueno. 

Fonte: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares