sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Iluminuras

Literatura contra o preconceito e inquérito policial em verso e prosa

É difícil acreditar, mas o preconceito ainda existe. São casos de intolerância racial, religiosa, étnica e sexual. Assumir um relacionamento homoafetivo não é tarefa fácil e, em muitos casos, o preconceito vem de dentro de casa. Para possibilitar a conversa entre pais e filhos, o escritor Diniz Gomes, convidado do programa Iluminuras desta semana, fala sobre o livro “Mais que uma opção”. “É voltado para os pais. Você vai ler como se estivesse falando com seu filho, seu amigo, sem preconceitos”, diz o escritor.

No segundo bloco do programa, você vai conhecer um delegado que redigiu boletim de ocorrência em forma de versos. Parece mentira, mas aconteceu com Reinaldo Lobo. Ele trocou os termos rebuscados do Direito por rimas suaves. O caso ganhou tanta repercussão que a autoridade policial não teve outra opção a não ser publicar o famoso inquérito. “Era um dos meus primeiros plantões, precisava transmitir uma mensagem diferente e criar uma liderança”, destaca o delegado.

E ele foi além, entre um inquérito e outro, e busca sossego escrevendo poemas. E quando sobra tempo atua como ator em filmes policiais. Um delegado que ostenta não um título de autoridade, mas que guarda amor pela arte e pela literatura criminal.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares