sábado, 21 de setembro de 2013

Meio Ambiente por Inteiro

Morango: como cultivá-lo com menos inseticidas?

Que tal uma torta, um sorvete, uma geleia de morango? Com essa fruta dá para criar e inventar muito na culinária. O programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana mostra as curiosidades do morango, as etapas do cultivo e suas variedades produzidas no Brasil. Que tipo de clima e de solo são mais favoráveis ao cultivo.

A equipe de reportagem do programa foi até Brazlândia, a mais ou menos 50 km de Brasília (DF), maior produtora de morangos do Centro-Oeste. “Brazlândia tem como característica o solo médio, que facilita a impermeabilidade da água. A raiz se infiltra melhor e isso favorece o cultivo do morango na cidade”, explica o engenheiro agrônomo e gerente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater), em Brazlândia, Rodrigo Teixeira Alves.

O programa mostra ainda que a fruta está entre os produtos que mais recebe agrotóxicos para combater as pragas. Órgãos como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolvem programas para orientar produtores a utilizarem alternativas a fim de evitar, ao máximo, o uso de venenos.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares