sábado, 14 de setembro de 2013

Memórias da Democracia

Memórias da Democracia - José Francisco Rezek 

Esta semana, a série "Novos olhares sobre o tempo - Memórias da Democracia" traz o ministro Francisco Rezek, que presidiu o Tribunal Superior Eleitoral de 1989 a 1990 e administrou a eleição que marcou o processo de redemocratização brasileiro. A eleição presidencial de 1989 foi também a primeira vez em que ele votou para presidente da República. "Não tinha ainda 18 anos nas eleições de 1960 que consagraram o presidente Jânio Quadros.

Foi para mim, foi para muita gente, a primeira eleição. Isso era visto com grande entusiasmo por todos porque era o reatamento entre o eleitorado brasileiro e tudo aquilo que ele mais desejou ao longo de toda a sua história, determinar a ocupação do poder à luz do voto popular, direto, secreto e sem restrições de qualquer espécie," recorda-se.

Na segunda parte do programa, Francisco Rezek conversa com o advogado Roberto Rosas, que foi ministro da corte eleitoral. Juntos, falam de fatos que marcaram a época em que estavam no TSE, como o surgimento da candidatura de Sílvio Santos, pouco antes do 1º turno das eleições de 89, e como a situação foi resolvida. E também a ameaça de greve dos juízes do Maranhão às vésperas do 2º turno. O ex-presidente do TSE relembra o que disse sobre a situação em entrevista a um programa de televisão.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares