sábado, 28 de setembro de 2013

Memórias da Democracia

Rafael Mayer: Memórias da Democracia

A série “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia” traz nesta semana, no décimo episódio, o depoimento do ministro Luiz Rafael Mayer, que presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no período de dezembro de 1984 a setembro de 1985. “A Justiça Eleitoral representa a participação popular nos destinos do País. O eleitor hoje está mais consciente, mais esclarecido, mais atuante, mais participativo. Certamente me sinto orgulhoso dessa participação,” afirma o ministro.  Ele relembra fatos que marcaram sua vida profissional, a atuação como consultor-geral da República no governo de Ernesto Geisel e a experiência como prefeito de Monteiro, na Paraíba (PB), cidade onde nasceu.

Na segunda parte do programa, o ex-presidente do TSE conversa com o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPB) Jovaldo Nunes Gomes, que afirma que Rafael Mayer é um exemplo para o País: “O Brasil todo deve se espelhar no exemplo que o senhor é para nós, os mais jovens, e para as gerações que ainda virão. E nós sentimos muito orgulho disso, porque, além de ser do Brasil, é em particular da nossa terrinha, Paraíba e Pernambuco”.

A série de documentários “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia” é um resgate da história da Justiça Eleitoral do Brasil. Ex-presidentes do Tribunal Superior Eleitoral, que participaram ativamente da construção e fortalecimento da democracia brasileira, contam um pouco da história recente da Justiça Eleitoral, narram fatos que marcaram o país e curiosidades de bastidores. Depoimentos de quem vivenciou importantes períodos da construção da nação e que mostram a importância do voto, da liberdade de escolha dos representantes e de eleições limpas e transparentes.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares