sábado, 12 de outubro de 2013

Fórum

 Fórum debate o Plágio Acadêmico

Fazer uso de um projeto, da letra de uma música, de uma imagem ou de um trabalho acadêmico de autoria de outra pessoa, sem mencionar o nome dela, é considerado plágio. O assunto é tratado pela Lei 9.610/98 e pelo Código Penal Brasileiro.

De acordo com especialistas, o plágio tem se tornado um problema frequente no meio acadêmico. No Fórum desta semana, o advogado Ulysses Machado fala da dificuldade de combater esse crime. Para ele, um dos caminhos a ser seguido é a observação. Perceber como o aluno escreve e o nível intelectual de cada um deles. “O professor tem condições de identificar que um aluno vai indo muito mal e começa a escrever bem de repente. Ou vice-versa”, explica Machado.

Mas a discussão do famoso copia e cola vai além. A maioria dos profissionais se pergunta: como analisar o plágio?  Deve ser de forma direta, quando o texto original não teve uma linha de mudança? Ou de forma indireta, quando foi feita a reprodução da ideia a partir de um texto original? O professor de Bioquímica Médica da Universidade de Brasília (UnB) Marcelo Hermes conta que o próprio Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ - abre brecha para a cópia de projetos: “O CNPQ não considera plágio quando existe cópia de trechos substanciais de outra obra. O ‘substanciais’ abre espaço para se questionar na Justiça o quanto que é plágio”.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares