sábado, 5 de outubro de 2013

Memórias da Democracia

Os primeiros testes com a urna eletrônica

O ministro Sydney Sanches, que presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 1990 a 1991, participa do décimo primeiro episódio da série “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia”. Ele recorda momentos marcantes, como as Eleições de 1990, quando acompanhou os primeiros testes com a urna eletrônica, em Campinas (SP) e Brusque (SC). O ministro, hoje aposentado, afirma que, mesmo dispensado de comparecer às urnas, gosta muito de votar. “Participei de todos os pleitos, não justifiquei nenhum até hoje. Acho que a abstenção deve acontecer só em última circunstância, porque é um momento muito importante para o país. Toda a vida política do eleitor está sendo posta a confronto, se ele abre mão daquele poder, daquele direito, acho que ele perde o direito de fazer críticas aos governantes do País,” defende Sydney Sanches.

Na segunda parte do programa, com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Alceu Penteado Navarro, o ministro relembra que foi durante o trabalho que fez para o desembargador  de fichamento de jurisprudência, que tomou a decisão de seguir carreira no Direito: “ao ler os acórdãos do Supremo Tribunal Federal (STF), me encantei com o Direito e a magistratura.” E fala sobre a Justiça Eleitoral: “A importância da Justiça Eleitoral é tão grande que a Constituição Federal não mexeu com ela. Mexeu com todas as justiças, inclusive com o Supremo Tribunal Federal, criou o Superior Tribunal de Justiça (STJ), criou Tribunais Regionais Federais (TRFs), criou Tribunal Regional do Trabalho (TRT), mexeu com a Justiça Militar, mexeu com todas as áreas da Justiça, menos com a Justiça Eleitoral, porque é a melhor Justiça do País,” afirma o ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral. 

A série de documentários “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia” é um resgate da história da Justiça Eleitoral do Brasil. Ex-presidentes do TSE, que participaram ativamente da construção e fortalecimento da democracia brasileira, contam um pouco da história recente da Justiça Eleitoral, narram fatos que marcaram o País e curiosidades de bastidores. Depoimentos de pessoas que vivenciaram importantes períodos da construção da nação e que mostram a importância do voto, da liberdade de escolha dos representantes e de eleições limpas e transparentes.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares