sábado, 26 de outubro de 2013

Memórias da Democracia

Paulo Brossard, um defensor da fidelidade partidária
 
Esta semana, na série “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia”, o ministro Paulo Brossard, que presidiu o Tribunal Superior Eleitoral de 1992 a 1993, conta um pouco da história da Justiça Eleitoral e fala sobre temas atuais como a reforma eleitoral e os partidos políticos. Ele, que sempre gostou de política e atuou como deputado estadual e federal, defende a atuação dos partidos. “Sempre fui partidário, sempre valorizei o partido. No momento em que foi extinto o Partido Libertador, eu não me filiei a nenhum outro. Partido é uma entidade viva. A legenda pode ser uma legenda morta. Agora, com essa proliferação de partidos, ou de legendas que não são partidos, o meio ambiente não favorece a vida partidária. Ao contrário, compromete a vida partidária.”

Na segunda parte do programa, em conversa com o desembargador aposentado Leonel Tozzi, Paulo Brossard conta como o Código de 1932 mudou o sistema eleitoral brasileiro e relembra a ocasião em que, depois de aposentado, voltou ao Supremo Tribunal Federal como advogado para defender a fidelidade partidária. Para o ex-presidente do TSE, a relação entre políticos e partidos poderia ser semelhante à relação entre torcedores e times de futebol. “A fidelidade de um colorado ao Internacional e a fidelidade de um gremista ao Grêmio é praticamente absoluta. Eu não conheço um gremista que virou colorado e vice-versa. Eu gostaria que os partidos tivessem 10% da fidelidade que o Grêmio tem e que o Internacional tem - seriam grandes partidos,” avalia.

A série de documentários “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia” é um resgate da história da Justiça Eleitoral do Brasil. Ex-presidentes do Tribunal Superior Eleitoral, que participaram ativamente da construção e fortalecimento da democracia brasileira, contam um pouco da história recente da Justiça Eleitoral, narram fatos que marcaram o país e curiosidades de bastidores. Depoimentos de quem vivenciou importantes períodos da construção da nação e que mostram a importância do voto, da liberdade de escolha dos representantes e de eleições limpas e transparentes.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/


Nenhum comentário:

Postagens populares