quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Artigo 5º

Programa Artigo 5º discute a situação dos imigrantes no Brasil

A Constituição Federal garante aos brasileiros e estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Também estabelece que é livre a locomoção no território nacional em tempos de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, entrar, permanecer ou sair do país com seus bens. Este é o tema do programa Artigo 5º desta semana.

A situação dos imigrantes no Brasil é debatida com João Guilherme Granja, diretor do Departamento de Estrangeiros, da Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça, e com a advogada Ana Belotto, consultora em Direito Estrangeiro e especialista em Cooperação Jurídica Internacional e Imigração.

A advogada explica o que caracteriza o imigrante: “É aquela pessoa que vem de fora buscando uma residência e querendo se estabelecer no Brasil. Então não é aquela pessoa que vem de turismo, que vem visitar o país”, esclarece.

João Guilherme comenta como os imigrantes podem buscar apoio legal: “Toda pessoa que escolhe viver no Brasil deve buscar, antes de chegar ao território nacional, o consulado brasileiro ou um representante diplomático. Ou em alguns casos, especialmente os latino-americanos e os mercosulinos, o posto da Polícia Federal (PF) e procurar sua documentação imigratória”.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares