sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Iluminuras

Brasileiro é escolhido para lecionar em Coimbra

No programa Iluminuras desta semana o bate-papo é com o advogado e amante da Literatura, Ibsen Noronha Ele é o primeiro mestre, nascido no Brasil, a lecionar na Faculdade de Direito de Coimbra, em Portugal, nos últimos duzentos anos. “A faculdade de Direito de Coimbra é muito fechada, por lá só existem professores portugueses. Os docentes, que hoje lecionam, também foram alunos. É muito raro algum estudante de outra universidade ingressar no corpo docente. É uma espécie de abertura que se deu ao Brasil. Estou muito feliz e honrado por esta oportunidade”, explica.

Recentemente, Ibsen Noronha lançou o livro “Escravidão e leis no Brasil”, uma coletânea de artigos de entrevistas que trata a lei de cotas nas universidades.

O programa também recebe a escritora Isolda Marinho. Ela começou a escrever poesia ainda menina, mas mantinha o talento em segredo. Com o tempo, superou a timidez e agora coleciona prêmios literários. Nascida em Maceió, no Estado de Alagoas, a escritora reside em Brasília (DF) desde os nove anos.

Aos 14 anos de idade, Isolda Marino foi incentivada a escrever depois que um de seus professores tomou conhecimento de suas redações. Ela garante que a capital brasileira é sua grande fonte de inspiração “O clima seco, as cigarras que cantam, a beleza arquitetônica e os ipês que enfeitam as ruas da cidade. Tudo vira poesia”, afirma.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares