sábado, 16 de novembro de 2013

Meio Ambiente por Inteiro

Meio Ambiente por Inteiro alerta sobre o descarte correto dos pneus

Os pneus estão entre as principais invenções do homem e são assessórios fundamentais aos veículos. O condutor, que cuida bem deles, consegue ter o produto durante anos. Mas quando acaba a vida útil, é hora de jogar fora. E como fazer isso? O programa Meio Ambiente por Inteiro esclarece o que diz a lei quanto ao descarte correto e aos prejuízos que uma destinação inadequada pode provocar ao meio ambiente e ao ser humano. Para se ter ideia, cada pneu descartado na natureza demora cerca de 900 anos para se decompor.

O programa mostra, ainda, os perigos que a queima incorreta pode causar. “Esse é um desastre semelhante a deixar o pneu largado na natureza de qualquer jeito no meio da rua. Durante esse processo de queima, se produz derivados de enxofre, nitrogênio e monóxido de carbono, o que aumenta os gases do efeito estufa, o buraco de ozônio, causando danos ao meio ambiente e ao homem”, afirma o professor do departamento de Química da Universidade de Brasília (UnB), Floriano Pastore.

Você vai ver também o processo que permite a transformação do pneu em combustível alternativo. Conheça iniciativas curiosas de pessoas que utilizam o aro de borracha como matéria-prima para esculturas, objetos de decoração e móveis. Um dos exemplos é do empresário Natal Silvestre Oliveira, que durante anos foi borracheiro e atualmente fabrica móveis ecologicamente corretos e confortáveis só com pneu, parafuso e tinta. “Eu me sinto bem por saber que ao reutilizar os pneus eu deixo de cortar muitas árvores. Eu tento fazer da melhor forma possível e me sinto gratificado”, conta Natal Silvestre.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares