sábado, 9 de novembro de 2013

Meio Ambiente por Inteiro

Falcoaria surge como alternativa no combate às pragas urbanas

O que é a falcoaria? É a arte de criar aves para a caça. A prática surgiu na Idade Média e hoje tem sido usada como alternativa para combater pragas urbanas como os pombos, que são transmissores de doenças, algumas até graves. O programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana traz informações sobre a técnica no Brasil.

O programa esclarece que a falcoaria,  no País, não é regulamentada por lei, mesmo assim há regras a serem seguidas. Em primeiro lugar, é preciso ter licença para adquirir a ave de rapina, a ser usada nos treinamentos. “Os Ibamas regionais fazem estudos e podem emitir licenças para quem interessa realizar este tipo de trabalho. A gente orienta quem quer praticar a arte, a procurar o Ibama para fazer tudo corretamente”, explica o falcoeiro e dono de um dos criadouros no Brasil, Ronivon Viana.

A técnica tem sido muito utilizada em aeroportos brasileiros com o objetivo de reduzir o número de colisões das aves com aeronaves. “A gente usa miçangas nas garras do falcão com o objetivo de que ele pegue a ave sem feri-la de forma que a gente possa devolvê-la para um criadouro”, esclarece Igor Daudt, coordenador Regional de Meio Ambiente da Infraero. 

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares