sábado, 16 de novembro de 2013

Repórter Justiça

Maternidade x Mercado de Trabalho

O programa Repórter Justiça desta semana fala do dilema vivido por mulheres que se tornam mães e ficam divididas entre a vivência da maternidade e a carreira profissional. Você vai saber como elas resolvem essa situação. Mudar de emprego, abrir mão da profissão, deixar os filhos com uma babá, trabalhar em casa, qual seria a melhor solução?

A lei garante quatro meses de salário maternidade e não contempla as mulheres autônomas. Nessa situação, as mães têm que se organizar. Bianca Puglia, por exemplo, é empresária e o planejamento nessa fase foi essencial. “Eu sabia que eu queria viver a maternidade muito intensamente, eu trabalhei uma média de sete horas por dia na época da gravidez e agora eu vou viver a maternidade”, afirma a mãe do Téo, de quatro meses. 

Para as empresas, o assunto é delicado. Algumas fazem até uma investigação na vida pessoal da candidata para saber se ela está na idade própria para engravidar, caso esteja, o currículo vai para o final da fila. “Infelizmente o empregador tem dificuldades de lidar com isso, quando a gente olha para o lado da produtividade ele tem razão, porque ficar sem a força de trabalho de uma pessoa que já está integrada à equipe por quatro ou por seis meses é complicado”, explica a consultora de Recursos Humanos Solange de Castro.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares