sábado, 23 de novembro de 2013

Repórter Justiça

Brasileiros apaixonados pela leitura

O programa Repórter Justiça desta semana apresenta histórias de brasileiros que fazem a diferença quando o assunto é leitura. A professora de matemática e servidora pública Eliane Ricarte costuma ler, em média, 100 livros por ano. Antenada com a tecnologia transformou o hábito, e hoje usa um leitor digital que permite a ela ter um acervo de 400 livros virtuais em um pequeno aparelho.

Você vai conhecer também as mulheres que foram impedidas de estudar na infância e adolescência, mas que conquistaram a independência ao aprender a ler em programas de alfabetização e educação para jovens e adultos do governo. Aos 62 anos, Nadir Oliveira revela: “pra mim foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida.” Outra iniciativa considerada de sucesso que alimenta o incentivo à leitura é o Programa Nacional do Livro Didático, criado por força de lei.

O programa vai mostrar ainda a família onde pais e filhos leem muito. Você vai conhecer Heloisa, a menina de 10 anos que lê livros de mais de 700 páginas, e a irmã dela, de 15 anos, que se diverte com literatura filosófica. O mundo da literatura contagia até o caçula de cinco anos que troca brinquedos por livros infantis.

Fascinado por livros, o comerciante Luiz Amorim, um amante das letras criou e mantém há seis anos o projeto: Biblioteca Popular, nas paradas de ônibus de Brasília (DF). A ideia é incentivar as pessoas a lerem enquanto estão ociosas. Além dessa iniciativa ele criou, em parceria com empresas, estações culturais onde as pessoas podem pegar livros emprestados e acessar a internet. No açougue do comerciante os funcionários são estimulados a ler. Eles podem ganhar até 300 reais de bônus no salário quando leem e comentam um livro.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares