sábado, 28 de dezembro de 2013

Meio Ambiente por Inteiro

Os búfalos não são tão bravos como se pensa

O último programa Meio Ambiente por Inteiro de 2013 traz como tema os búfalos. O Brasil tem, atualmente, quase dois milhões de cabeças e, por isso, conta com o segundo maior rebanho efetivo de búfalos do mundo. A Ilha de Marajó, no Pará, tem cerca de 40% dos bubalinos do País.

A equipe do programa visitou duas propriedades rurais no Distrito Federal (DF) onde há criação desses animais. Em uma delas, o dono da fazenda de 50 hectares, Oswaldo de Paula Ferreira, cria quase 200 cabeças. As fêmeas produzem, por dia, sete litros de leite. O sustento da família vem da venda dos derivados. O agricultor afirma que o tratamento do animal é mais simples do que parece. “Eles não são bravos, são desconfiados. Estou com eles há 13 anos e até hoje nunca aconteceu nada”, garante Oswaldo. Em outra fazenda, Leni da Cruz não abre mão dos búfalos por nada. Ela se apaixonou pelos animais e luta para melhorar o comércio dos derivados do leite e da carne de búfalas. “A carne é mais leve, mais saudável, nutritiva. Um litro de leite de búfala produz muito mais queijo do que o leite de vaca”.

Quais são as regras para criar búfalos no Brasil? E o que diz a lei quanto à comercialização da carne e laticínios? Quem responde a esses e a outros questionamentos é o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Ricardo Valente.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares