sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Grandes Julgamentos do STF

Decisão que absolveu o deputado federal Tiririca é tema do programa Grandes Julgamentos do STF

O programa desta semana apresenta uma das últimas decisões do Plenário do Supremo Tribunal Federal no ano passado. Os ministros mantiveram a absolvição do deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como Tiririca, e arquivaram denúncia do Ministério Público Eleitoral contra ele.

O humorista e parlamentar foi denunciado pelo MPE do estado de São Paulo por ter supostamente omitido, em documento público utilizado para fins de registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral, a existência de bens em seu nome, bem como ter inserido afirmação falsa declarando saber ler e escrever. A denúncia foi considerada inepta pelo Plenário do STF.

Em entrevista à jornalista Rafaela Vivas, o advogado Jackson Domênico fala sobre os requisitos para elegibilidade e esclarece que o voto é facultativo aos analfabetos, mas eles não podem ser votados, de acordo com a Constituição Federal. O doutor em Educação e especialista na área Célio Cunha cita números do analfabetismo no Brasil e aponta desafios para o país avançar nessa matéria.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares