sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Iluminuras

Laurentino Gomes conta histórias surpreendentes do período monárquico brasileiro

No programa Iluminuras desta semana, a jornalista Erika Blayney entrevista o escritor e jornalista Laurentino Gomes. Seus livros relatam momentos da Corte Portuguesa em terras tupiniquins. A obra é composta por três volumes: 1808, que conta a história da fuga de Dom João VI para o Rio de Janeiro; 1822 fala como aconteceu a Independência do Brasil, e, por último, 1889 traz detalhes da Proclamação da República e faz revelações surpreendentes sobre a História do Brasil.

O escritor conta que a trilogia surgiu por acaso, depois de pesquisa que fez para produzir um documentário para a revista em que trabalhava. Na época, o programa foi cancelado, mas ele seguiu com o trabalho. “Depois que o projeto foi cancelado, resolvi transformar toda a pesquisa que já tinha feito em livros-reportagem. Fui pego de surpresa com o sucesso que eles fizeram. Vendeu, até agora, mais de um milhão de exemplares”, explica o escritor que ganhou quatro vezes o Prêmio Jabuti.

No segundo bloco, você acompanha bate-papo com um brasiliense de carteirinha, o advogado e escritor Henrique Mello. Os pais são donos de escola em Brasília (DF) e sempre influenciaram a leitura do filho, que teve ainda no avô um bom exemplo como leitor. A escolha pelo Direito também foi incentivada pelo avô. “É importante quando temos, dentro do convívio familiar, bons exemplos que podemos seguir como modelo na hora de fazer nossas escolhas”, explica. O advogado dedica sua carreira ao Direito Educacional e questiona: “se o futuro dos brasileiros está na Educação, por que não existe hoje nas universidades uma cadeira sobre o Direito Educacional?”

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares