sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Iluminuras

Poesia para difundir a negritude brasileira

No Iluminuras desta semana, a entrevista é com o escritor Jorge Amâncio. Ele é fundador do Centro de Estudos Afro Brasileiro e do grupo Cultural Axé Dudu. Jorge Amâncio faz parte da Academia de Letras do Brasil no Distrito Federal.

Carioca, nascido em 1953, está em Brasília desde 1976. O poeta é participante ativo de movimentos sociais na luta contra o preconceito racial. Começou a publicar seus textos poéticos no Jornal Raça, do Movimento Negro Unificado, no início dos anos 80. Participou de diversas antologias e publicou em 2007 o livro NEGROJORGEN.  É coordenador do projeto Poemação, onde escritores podem recitar e declamar suas poesias e até transformá-las em canção. “Brasília é recheada de saraus. Eu sempre frequentei rodas de poesia e o Poemação me deu a oportunidade de conhecer escritores brasilienses e enriquecer ainda mais o meu repertório sobre a negritude”, detalha o poeta carioca.

No segundo bloco do Iluminuras, você acompanha um bate-papo descontraído com a advogada Aline Lisboa. Ela é mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília. Conta que escolheu o Direito por acreditar nas discussões relacionadas ao dia a dia das pessoas e para compreender o que acontece entre o certo e o justo. Desde a infância tem uma relação estreita com a Literatura que, para ela, tem reflexo sobre a sociedade e as leis. “A literatura é importante para minha vida e para o meu trabalho. Ela me ajuda a compreender outras realidades e tem a importante função de mostrar outras versões e formas de enxergar a vida”, exemplifica.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares