sábado, 11 de janeiro de 2014

Fórum

Pesquisa revela a cor do homicídio no Brasil

Homens, negros e com idade entre 15 e 29 anos. Esse é o perfil das vítimas de homicídios no Brasil. Os dados são revelados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e também pelo Ministério da Saúde. O resultado teve como base os mais de 52 mil crimes desse gênero que ocorreram no País. Destes, mais de dezoito mil casos vitimaram homens negros dentro da faixa etária citada.

O programa Fórum desta semana recebe o secretário da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial do Distrito Federal (SEPIR), Viridiano Custódio Brito, e também o advogado especialista em Direito Penal Marcus Vinícius Figueiredo.

Para o secretário da SEPIR, o racismo no Brasil ainda é muito grande e o comportamento das pessoas perante cor, raça, aparência e situações sociais se torna diferente quando um negro e um branco estão em questão. “Acredito que vários fatores influenciam esse comportamento”, declara. “O primeiro deles é histórico. Nosso país viveu 400 anos de escravidão e quando acabou o processo de escravatura no Brasil, não foi implantada nenhuma política de inclusão que assegurasse, à população negra, moradia, trabalho, educação, saúde e outras necessidades básicas. Os antigos escravos foram abandonados à própria sorte”, afirma Custódio.

Já Marcus Vinícius Figueiredo, especialista em Direito Penal, concorda e acrescenta que existe uma legislação que aboliu a escravatura, mas a cultura social não acompanhou o objetivo central da abolição. “Quando você acompanha essas pesquisas e observa a questão social, esses índices são bem contundentes. Eles não deixam dúvidas em relação ao processo de desigualdade racial que existe no Brasil”, conclui.

Sugestões e dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail forum@stf.jus.br

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares