sábado, 1 de fevereiro de 2014

Meio Ambiente Por Inteiro

Cachoeiras, riquezas naturais que precisam de proteção

As cachoeiras encontradas em todo o território nacional encantam por sua beleza e desafiam aventureiros e turistas a conhecer e explorar cada uma delas. Nesta semana, o programa Meio Ambiente por Inteiro apresenta algumas dessas belezas e discute a possibilidade de aproveitar os recursos naturais e turísticos dessas áreas respeitando e preservando o meio ambiente.

O programa mostra, ainda, exemplos de preservação de cachoeiras em terras privadas, como é o caso do complexo de 33 cachoeiras localizado na fazenda Chapada Imperial, na Área de Proteção Ambiental (APA) de Cafuringa, a cerca de 50 quilômetros de Brasília. Os proprietários transformaram a área num empreendimento de ecoturismo e destinam parte dos recursos arrecadados à preservação da fauna e flora local, bem como das nascentes que abastecem a bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia. Cabe destacar que a bacia é a maior entre as bacias hidrográficas que se encontram totalmente dentro do território brasileiro e envolve cinco estados: Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Pará, além do Distrito Federal.

Outro exemplo que o Meio Ambiente por Inteiro mostra vem de ações governamentais e da pressão da sociedade pela preservação de patrimônios naturais, por exemplo, com o tombamento de áreas de cachoeiras ou criação de parques ou unidades de conservação.

O ambientalista Glauco Nakamura, do World Wild Fund For Nature (WWF), coordenador do programa Água Para a Vida, destaca que a preservação no Brasil ainda é precária. “Não existe uma lei específica de proteção de cachoeiras. A lei que garante a proteção das cachoeiras é o Sistema Nacional de Unidades de Conservação”, explica.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares