sábado, 15 de fevereiro de 2014

Meio Ambiente Por Inteiro

Clonagem animal: tecnologia polêmica ajuda o homem

O Brasil avança nas pesquisas de clonagem animal e já pensa em reproduzir animais silvestres de espécies ameaçadas de extinção. Os estudos estão sendo realizados em parceria entre o Zoológico de Brasília e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. Em outra linha de pesquisa, os cientistas buscam dar mais eficiência ao processo de clonagem, para torná-lo, também, uma opção viável de aumento da produção de proteína animal. Apesar de ser uma importante ferramenta científica, a clonagem de seres vivos ainda é um tema polêmico e desperta debates apaixonados.

O programa Meio Ambiente Por Inteiro entra nesse debate esta semana. Além das questões éticas e morais, a falta de uma legislação para tratar esse tipo de pesquisa científica torna difícil estabelecer limites para o que pode ou não ser feito. A advogada Thais Maia, integrante da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB-DF, diz que é preciso apoiar as iniciativas de regulamentação. “Hoje, o que temos é um projeto de lei que está em fase avançada de tramitação, em fase conclusiva. É o projeto de Lei 5.010 de 2013”.

A pós-doutora e professora do curso de mestrado em Ciências Animais da Universidade de Brasília Margot Dode explica que é necessário, também, proteger quem tem interesse nas pesquisas de clonagem. “É preciso haver uma legislação para proteger não só o proprietário dos animais, como também a pesquisa”.

Apesar do debate legal, as pesquisas sobre clonagem vêm ajudando a melhorar a saúde humana, abrindo portas para novas pesquisas e tratamentos médicos.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares