sábado, 22 de fevereiro de 2014

Meio Ambiente Por Inteiro

Adoção de Tecnologias Sociais ajuda a preservar ambiente

O conceito de Tecnologia Social (TS) é relativamente novo no Brasil, mas está promovendo revolução em pequenas comunidades. As TS são métodos, técnicas ou processos criados para resolver problemas sociais e devem ter como característica a simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade e impacto social comprovado. A ideia é levar às populações mais carentes o desenvolvimento social e econômico, aliado a soluções para problemas como produção de alimentos, preservação e aproveitamento de mananciais de água potável, educação, energia, renda, saúde e meio ambiente. Esse é o tema do programa Meio Ambiente Por Inteiro desta semana.

Os dois entrevistados do programa destacam pontos essenciais para o sucesso na implantação de Tecnologias Sociais. O componente ambiental é fundamental para o sucesso dos projetos, afirma Flávio Brandão, mestre em Direito Sustentável e Analista em Tecnologias Sociais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. “Uma Tecnologia Social tem que ter esse lado ambiental porque ele vai permitir a perenidade de qualquer projeto”, explica.

Outro pilar das TS é a geração de renda, que causa grande impacto social nas comunidades aonde chegam essas tecnologias. É o exemplo do projeto Reciclo, desenvolvido no Distrito Federal. “A proposta do Reciclo é gerar renda a partir da reciclagem, da produção artesanal. Então, a gente forma pessoas nas comunidades, principalmente mulheres, para produzir o artesanato”, afirma Maya Terra, uma das coordenadoras do projeto.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares