sábado, 5 de abril de 2014

Meio Ambiente por Inteiro

Criação e consumo de peixes no Brasil

Você tem o costume de comer peixe? Quantas vezes por semana substitui a carne vermelha por essa carne branca? De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura, o consumo por pessoa, no Brasil, aumentou de quatro quilos por ano para nove quilos. Esse crescimento se refere ao período de 1995 a 2013. Mas o consumo ideal, segundo orienta a Organização Mundial da Saúde (OMS), é de 12 quilos.

O Meio Ambiente por Inteiro desta semana fala sobre a pesca. O Brasil tem hoje cadastrados cerca de 900 mil pescadores. Você vai ficar por dentro, também, de algumas curiosidades sobre a criação de peixes no país, a chamada piscicultura. Quem quer ser piscicultor precisa seguir alguns procedimentos para que o negócio funcione como manda a lei. Você vai conhecer algumas  regras dessa atividade e a diferença entre piscicultura, pesca e aquicultura. “A pesca é captura, é uma atividade extrativista. A piscicultura é a criação e a aquicultura é a área que trata de atividade de produção animal ou vegetal em meios aquáticos”, explica o diretor de Aquicultura da Federação Candanga de Pesca Esportiva, Turística e Ambiental, Elmar Wagner.

Quanto à aquicultura, o programa mostra também ações que promovem uma atividade sustentável. “Para ter peixe de boa qualidade, é preciso ter água de boa qualidade. Não é diferente do ser humano. Assim como a gente precisa, os peixes também precisam. Todos os programas de aquicultura desenvolvidos pelo Ministério são voltados a estudos para garantir a sustentabilidade”, conta a secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura, Maria Fernanda Nince.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares