sábado, 3 de maio de 2014

Meio Ambiente Por Inteiro

A hora é de recuperar

É considerado área degradada o local que sofre algum prejuízo na estrutura, seja de natureza química, física ou biológica. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, em 2012 as áreas em situação de deterioração no Brasil equivaliam ao dobro do território da França. Um cenário que tem exigido iniciativas tanto do governo como da sociedade para garantir, o mais rápido possível, que o solo volte a ser como era antes, inclusive para a produção de alimentos, e que os recursos hídricos não se esgotem. 

O Meio Ambiente por Inteiro mostra as questões do ponto de vista da lei com relação à preservação e recuperação de áreas. Conheça o projeto Rio São Bartolomeu Vivo, desenvolvido pela ONG Ipoema. Especialistas trabalham a todo vapor para garantir a recuperação por meio do plantio de mudas de espécies do cerrado. “O interessante é que a gente percebe que as pessoas se esqueceram que nesta área havia vegetação. Não existe uma prática de reflorestamento. Isso deveria ter sido feito desde sempre. O homem só tira da natureza e, mais cedo ou mais tarde, as consequências iriam aparecer com erosões, enchentes, mudanças climáticas”, explica o engenheiro florestal da ONG Ipoema Eduardo Rocha.

E, quem diria, o lodo do esgoto tem sido um grande aliado na recuperação de áreas! No Distrito Federal, a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) transforma o lixo do esgoto num lodo que serve de adubo. Depois, servidores da Terracap e homens do Exército se encarregam de fazer o plantio das mudas nativas. “Uma das principais vantagens é que o lodo é um adubo orgânico para recuperar essas áreas.  Dispensa qualquer tipo de produto químico”, explica a engenheira florestal e coordenadora da Unidade de Gerenciamento de Lodos da Caesb.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares