sábado, 17 de maio de 2014

Meio Ambiente por Inteiro

Reciclagem de entulho na construção civil reduz impactos ambientais

Em todo o país, a indústria da construção civil causa problemas ambientais. Um deles é o chamado entulho de obras em locais proibidos. Os materiais provenientes de obras podem contaminar e destruir grandes áreas. O tempo de decomposição natural de muitos materiais passa de um século. Vidros, por exemplo, podem levar até um milhão de anos para a decomposição completa.

O programa Meio Ambiente por Inteiro aborda, nesta semana, problemas e soluções para o descarte sustentável do entulho de obras. “O descarte certo, sem dúvida nenhuma, é mais caro. Mas é preciso que as pessoas tenham consciência de que é necessário não agredir o meio ambiente”, afirma o diretor de Meio Ambiente Sustentável do Sinduscon do Distrito Federal, Marcontoni Montezuma.

O material fundamental para fabricar moradia para quase toda a população mundial acaba se tornando um problema para os construtores. O descarte feito de forma correta custa mais caro e essa despesa acaba sendo cobrada de quem compra um imóvel. Mas esse problema pode estar com os dias contados. Cada vez mais, as indústrias de reciclagem investem em estudos para  reaproveitar tudo que sai de uma obra: madeira, metal, concreto, tijolos, vidros e outros.

No Brasil, a reciclagem do entulho de obras ainda tem bastante espaço para crescer e precisa de estrutura melhor para garantir o reaproveitamento de todo o material. Técnicos que atuam no setor acreditam que é necessário criar uma rede de pontos de descarte legalizados, onde as empresas buscariam matéria-prima para a reciclagem.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares