sábado, 31 de maio de 2014

Meio Ambiente por Inteiro

Meio Ambiente por Inteiro: é hora de repensar

Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) reuniu cerca de 113 países e representantes de mais de 250 ONGs para tratar de questões ambientais. Nessa conferência, foram traçadas metas e ficou estabelecido o dia 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente. Em homenagem à data, o programa Meio Ambiente por Inteiro mostra um panorama da vegetação, da fauna, da flora e dos recursos naturais no Brasil. Uma forma de levantar a reflexão e o debate sobre os avanços ao longo dos anos, na questão da preservação, e os desafios a serem vencidos.

O Meio Ambiente por Inteiro desta semana, trata ainda de leis que existem no Brasil para proteger o ecossistema. Entre elas, as leis de Crimes Ambientais, de Unidades de Conservação e a Carta Magna. A Constituição Federal de 1988 destina o Artigo 225 ao ecossistema. “O Brasil tem, em geral, as leis mais avançadas relacionadas ao meio ambiente. O que falta é vontade para fazer funcionar”, afirma Adriana Ramos, do Instituto Socioambiental.

O programa mostra também que música e meio ambiente andam juntos. Prova disso é o grupo Patubatê, de Brasília, que existe desde 1999. Os músicos utilizam instrumentos que chamam atenção, tudo feito com materiais recicláveis.  São latas, panelas, tonéis, baldes, bolas e outros, para somar o som diferente à performance dos músicos. “Além de utilizar materiais recicláveis e mostrar que o lixo nem sempre é lixo, fazemos um trabalho com catadores. A gente ensina que eles podem tirar som de objetos como esses que são jogados fora. E aí começa uma nova fonte de renda a partir da música”, afirma Fred Magalhães, integrante do grupo.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares