sábado, 3 de maio de 2014

Repórter Justiça

A tecnologia que torna as eleições mais seguras no Brasil

No cadastramento do sistema biométrico o eleitor tem a fotografia e as impressões digitais lançadas em um cadastro, o que impede que uma pessoa vote no lugar de outra. A identificação é conferida com o uso do equipamento antes que o eleitor se dirija à urna pra votar. A identificação do eleitor pela biometria foi feita no Brasil pela primeira vez em 2008, em três cidades dos estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Nas eleições gerais deste ano, a biometria deve alcançar mais de 23 milhões de eleitores brasileiros.

O programa fala ainda sobre a campanha que estimula as mulheres a ocuparem cargos políticos. Hoje, elas representam menos de 10% de parlamentares no Congresso Nacional, onde o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio, lançou a campanha para convocar as mulheres a entrarem na politica.

Outra iniciativa conta com a participação de estrelas da música pra convocar jovens de 16 e 17 anos a não deixarem de ir às urnas. Carlinhos Brown e Daniela Mercury foram convidados pelo TSE pra gravar esquetes em que esse público é chamado a votar. É a campanha "vem pra urna", numa alusão ao chamado popular "vem pra rua", que se espalhou em junho do ano passado nas manifestações de rua pelo Brasil afora. “Qual é o apelo primordial que eu faço como presidente do Tribunal Superior Eleitoral e até mesmo como cidadão? Que cada qual busque a análise do perfil do candidato não reelegendo aqueles candidatos que claudicaram na arte de proceder, que não tiveram o cuidado com o desempenho no cargo”, afirmou o presidente do TSE.

Não perca, é no Repórter Justiça.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/



Nenhum comentário:

Postagens populares