domingo, 11 de maio de 2014

Tempo e História

O legado jurídico de Ilmar Galvão

“Sempre achei que ele deveria escrever sobre a vida dele, para servir de exemplo para as camadas mais humildes. A pessoa que tem determinação pode vencer na vida tranquilamente. Ele é exemplo disso”. É desta forma que Terezinha Lavocat Galvão, esposa do ministro Ilmar Galvão, resume a trajetória pessoal e profissional do marido. Além dela, todos os cinco filhos do casal participam do nono documentário da série Tempo e História – Grandes Juristas do STF.

Entre as marcas de seu legado jurídico, destaca-se a fundação da primeira Faculdade de Direito de Rio Branco (AC). Na magistratura, ele ingressou como juiz federal da Seção Judiciária do Acre, em 1967. Transferido para Brasília, atuou na Justiça Federal e Eleitoral por vários anos. Em 1985, Ilmar Galvão foi nomeado ministro do Tribunal Federal de Recursos. Em 1988, passou a compor o STJ, chegando ao Supremo Tribunal Federal em junho de 1991. Entre 1997 e 1999, presidiu o Tribunal Superior Eleitoral.

Além de esposa e filhos, o documentário conta com o depoimento do advogado e amigo da família Álvaro Ribeiro Costa. Totalmente filmado com câmeras full HD, o documentário registra momentos marcantes da vida e da carreira do ministro do Supremo Tribunal Federal que se aposentou em maio de 2003.
Não perca!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares