segunda-feira, 2 de junho de 2014

Direito sem Fronteiras

Centenário da Primeira Guerra Mundial é revisitado

Entre 1914 e 1918, a Europa foi palco de disputas por poder e território. O “nacionalismo exagerado e o imperialismo” são duas das complexas causas da Primeira Guerra Mundial, destaca o professor de Direito Internacional Túlio Silveira. Aliado a esses fatores, havia um grupo de países “à beira de um ataque de nervos”, afirma o professor de História Contemporânea Estevão Martins.

O centenário do início do conflito é o tema do Direito sem Fronteiras desta semana. Ao longo do programa, os dois especialistas lembram que a guerra acabou com os impérios, com exceção do britânico. A crueldade das batalhas também teve espaço na discussão, assim como a real participação do Brasil na luta.

Apesar da internacionalização dos Direitos Humanos ter acontecido somente após a Segunda Guerra Mundial, foi na Primeira Guerra que “se começou a identificar a necessidade de regras objetivas dentro da própria guerra”, ressalta Túlio Silveira. “Os Direitos Humanos são decorrentes do desastre da Primeira Guerra”, crava Estevão Martins.

Não perca o debate sobre o centenário da Primeira Guerra no Direito sem Fronteiras desta semana!

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares