sábado, 14 de junho de 2014

Fórum

O desrespeito ao negro

O Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que a maioria dos brasileiros se consideram negros ou pardos. Com esse resultado, os negros passaram a ser a população predominante no Brasil. Apesar disso, a discriminação se mostra presente no país. O Fórum desta semana fala sobre o crime de racismo, classificado no Brasil como imprescritível.

O coordenador do plano Juventude Viva da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Felipe Freitas, mostra a diferença entre esse crime e a injúria racial. Ele lembra também que ofender uma pessoa por sua cor traz diversas consequências sociais. “O racismo não é um fenômeno que causa apenas desigualdade no acesso a direitos. Ele causa sofrimento e interfere na trajetória da pessoa”.

O apresentador Thiago Nolasco conversa também com a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade de Brasília, professora Renísia Garcia. Ela explica que, no Brasil, muitas ações têm sido desenvolvidas para minimizar os impactos do racismo na sociedade. Entre elas estão as cotas nas universidades. “Essas políticas afirmativas têm o objetivo de atuar no âmbito da reparação de uma forma mais rápida”.

Quer saber mais sobre o tema? Então não perca o programa desta semana.

Fonte TV Justiça: http://www.tvjustica.jus.br/

Nenhum comentário:

Postagens populares